Skip to content

AOL planeja construir a ‘redação do futuro’, será?

04/03/2010

A informação abaixo foi transcrita do site AOL, e acho que vale um post, até como forma de arquivo para ver no que vai dar. Eu achei bem viável, pois se de um lado o público sempre teve que digerir os enquadramentos dos jornalistas, pq não daria certo ao contrário? Além do mais não impede que a produção de notícias continue da forma como sempre foi, os jornalistas ainda podem fazer seus próprios enquadramentos. O que parece é que segmentaria ainda mais o mercado de notícias.

____________________________________________________________________________________________

AOL planeja construir a ‘redação do futuro’
Companhia adota estratégia para poder conhecer as preferências dos leitores

RIO DE JANEIRO (Da Redação), 23 de fevereiro – A AOL está produzindo o que ela própria está chamando de “redação do futuro”, de acordo com informações da Business Week. A companhia está fazendo uso de programas para ajudar a determinar quais os artigos que podem interessar aos leitores, fornecendo a seus jornalistas informações detalhadas sobre a receita oriunda de anúncios e o tráfego de visitantes gerados pelo conteúdo produzido.

Atualmente, mais de 500 jornalistas trabalham em tempo integral para a AOL, que tradicionalmente é mais uma distribuidora de conteúdo do que uma produtora, mas que está claramente mudando o seu posicionamento. Desses profissionais, 150 foram contratados no ano passado

FIM DA REPORTAGEM ORIGINAL?

A Business Week levanta uma discussão, no entanto, sobre a estratégia da companhia de estimular seus jornalistas a escreverem sobre os tópicos que estão em destaque entre os leitores. Tais profissionais têm feito essa pesquisa, inclusive, em sites como Google e Facebook. A publicação questiona se a tática não levaria a uma falta de reportagens originais, destacando que, na opinião de alguns jornalistas, seguir as preferências do público poderia levar a uma enxurrada de notícias sobre celebridades e outros assuntos desinteressantes, distantes do bom jornalismo.

NOTÍCIAS AUTOMATIZADAS

Em 2006, o grupo americano de informações financeiras Thomson Financial começou a utilizar computadores para tentar gerar notícias automaticamente. Segundo informações do Financial Times na época, a partir de resultados guardados na base de dados da Thomson, os algoritmos seriam capazes de criar, em apenas 0,3 segundo, uma notícia de cunho financeiro, comentando os resultados dos números e dizendo onde investidores acertaram ou erraram. JW.

Link para a nota: http://migre. me/l0td

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: