Skip to content

Manchetes para a WEB

24/05/2010

O site do Knightcenter, “Jornalismo nas Américas” fala sobre a nova modalidade de se colocar manchetes nas matérias, agora não mais para chamar a atenção do leitor, mas sim das máquinas dos buscadores de informações através de palavras. Segundo a matéria, usar o nome de celebridades como palavra-chave virou estratégia para colocar as matérias e seus produtores para o topo das listas das ferramentas de busca.

Tudo certo quando se tem que dançar conforme a música e a busca por visibilidade na internet é um fato, mas venhamos e convenhamos, abrir mão de um  bom título, já auto explicativo direcionado ao interesse do público, para dar lugar a nomes de celebridades, que pode nem ter muito a ver com a informação já é um pouco demais.  Antes que a “moda” pegue e se estabeleça, os colegas jornalistas devem fazer uma reflexão sobre a importância do que está por traz desse modo produtivo: afinal são as máquinas que vão determinar como vamos agir, consumir, ler?

As máquinas devem trabalhar a nosso favor ou devemos nos submeter aos seus “caprichos”? Precisamos dar credito ao público consumidor de informação de que é capaz de ir em busca dos conteúdos de seu interesse e não ficar submetido apenas a vida de celebridades. Apesar da crise do jornalismo, ainda acredito que informação de boa qualidade e ética vai vencer no final. Assim espero!

matéria original aqui.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: