Skip to content

Site de notícias hiperlocal. Um novo modelo de jornalismo despontando?

18/08/2010

Você sabe o que é site de notícias “hiperlocal”? Aprendi hoje e é, ao que parece,  uma definição criada pelos norte-americanos para defininir jornalismo comunitário. Mas é muito mais do que o antigo jornalzinho do bairro que representava a  oposição das mídias de massa, antes da chegada da tecnologia digital. È o jornalismo encontrando seu lugar ao sol através dos nichos e de forma mais organizada e profissional, bem nos moldes da teoria do jornalismo.

o conceito é o seguinte, cada site é gerido por uma pequena equipe de profissionais: jornalistas, designers, setor comercial (claro! tem que vender anúncios, não?!) que são pagos para supervisionar  outros jornalistas freelancers e blogueiros que levam informações sobre o governo municipal, polícia, escolas e outros setores da comunidade (local) em notas curtas.

Obviamente caro leitor, que para não cair no amadorismo jornalístico como vemos em muitos sites/blogs ainda é preciso uma organização de porte médio a grande para financiar este tipo de atividade jornalística, pois notícia tem um custo. Como exemplo temos a AOL, nos Estados Unidos, que lançou o seu centésimo site de notícias hiperlocais em agosto.  A rede de sites de jornalismo local da AOL, chamada Patch, pretende abranger 500 comunidades até o fim deste ano. É muito interessante, vale a pena conhecer. Afinal, informação averiguada de origem confiável ainda chega através do bom jornalismo, que é a notícia. Não sendo assim, não passa de informação divulgada na mídia que não se tem certeza da procedencia e da confiabilidade. A questão crucial é que o público nem sempre sabe a diferença, infelizmente.

Mas o mais importante é que parece que o negócio jornalismo está encontrando novos caminhos, entre muitos que devem existir, para fazer a sua transição da era da comunicação de massa para a cibercultura. Certamente que muitas coisas ainda estão por vir…Vamos aguardar.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: