Skip to content

Mapas mostram as coordenadas da Internet

13/09/2010

Você já viu as coordenadas da internet? Para falar a verdade nem pensava sobre isso até ver a matéria que saiu no site Inovação Tecnológica sobre um grupo internacional de cientistas que criou uma nova técnica para traçar mapas que mostrem as coordenadas da internet.

Embora este tema não seja diretamente relacionado com o tema deste blog, achei pertinente registrar aqui sobre esse assunto, pois é muito interessante e quem sabe algum dia possa ser útil enquanto conhecimento geral sobre internet.

O objetivo dos mapas é refletir as diferentes conexões que formam a rede para simplificar os protocolos detransferência de informações usados hoje para aumentar sua eficiência. Esses mapas (hiperbólico) podem representar as redes principais que formam a arquitetura da internet, normalmente administradas pelas grandes empresas de telecomunicações ou por provedores.

Cada ponto no mapa representa um sistema autônomo. Os maiores contêm a identificação da empresa à qual pertencem. Na parte de fora está o nome dos países e o tamanho da letra é  proporcional ao número de sistemas que elas possuem. Pela imagem aqui representada os países com maior número de sistemas mais autônomos são os Estados Unidos, Reino Unido e Rússia. Uma surpresa!

A matéria completa e esse e outros mapas aqui.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: