Robert Niles, colunista do The Online Journalism Review, deixa um “aviso’ em sua coluna para  os empresários do jornalismo que buscam um novo modo de ganhar dinheiro com notícias na internet:

“Você está desperdiçando seu tempo. Por favor, pare. Não existe um modelo com novas receitas para o jornalismo”.

“Isso não quer dizer”, complementa, ” que os editores não possam mudar a maneira como operam os meios de comunicação tradicionais para garantir o seu futuro online”. Aconselha que em vez de ficar tentando utilizar métodos radicais de cobrar de seus clientes, que se voltem para as formas tradicionais e de sucesso já comprovadas de cobrar por seus serviços de comunicação. Pensando assim, Niles afirma que existem três maneiras – e apenas três modos – que os empresários da comunicação podem receber dinheiro pela produção de conteúdos:

1. A venda direta, tal como assinaturas, produtos específicos, arquivos;

2. Publicidade;

3. E doações, incluindo as contribuições diretas e subsídios;

Niles defende cada um desses ítens em seu artigo que está muito interessante. Você concorda, ou discorda deste ponto de vista? È bom lembrar que o pensamento mercadológico de Niles está volado para o mercado dos EUA, e que provavelmente ao ser adotado em muitas outras culturas pode ser um fiasco. Já imaginou o jornalismo online brasileiro recebendo “doações”  para se manter? Taí um bom debate…

Veja o texto completo aqui!