Skip to content

Locast Civic Media:Internet Móvel, Cidadania e Informação Hiperlocal

06/01/2011

Locast Civic Media:Internet Móvel, Cidadania e Informação Hiperlocal, publicado pela editora universitária da PUC do Rio Grande do Sul faz um relato da pesquisa Locast Civic Media, resultado da união da Faculdade de Comunicação da PUCRS (Famecos) e do Mobile Experience Lab (MEL), do MIT. Este experimento é um exemplo de pesquisa aplicada na área da comunicação. O projeto envolveu alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores das duas instituições.

“Locast”, explica Federico Caslaegno do MIT, “significa transmissão de eventos baseadas em local (location+ narrow casting), para ser uma plataforma de localização flexível e de vanguarda que combina conteúdos Web distribuídos e aplicações móveis, que criam experiências hiperlocais e altamente conectadas. Locast sobrepõe camadas de informação dentro do espaço físico. Este aumento de espaço real é escolhido democraticamente pelos usuários do Locast, em tempo real, à medida que participam no processo de geração de conteúdo. Cada interação dentro do sistema pode ser vista simultaneamente pelas pessoas envolvidas no espaço físico e aquelas que participam online. A interligação entre os conteúdos, espaços e pessoas é simultânea e ubíqua”.

Esta publicação, uma coletânia de artigos, ilustra elementos-chave do projeto, mostra a riqueza da pesquisa e da oportunidade de uma melhor concepção de um ecossistema de mídia interativa para apoiar o envolvimento cívico e o jornalismo participativo. Confira!

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: