Skip to content

Meios de comunicação digital na América Latina não geram lucro esperado

13/03/2011

De acordo com pesquisa da Fundação Novo Jornalismo Iberoamericano (FNPI), os meios digitais têm se multiplicado em todo o mundo na última década, e a América Latina não é exceção. O problema é a baixa lucratividade e modelos de negócios pouco viáveis, segundo a pesquisa da Fundação. Apesar de não ser um fato surpreendente, é uma pena que isso ocorra, pois se encontra nos meios digitais projetos criativos e inovadores.

Uma pesquisa feita pelo  Banco de Desenvolvimento na América Latina (CAF) e pela FNPI consultou 54 veículos de comunicação e constatou que mais da metade deles (57%) não desenvolveu um estudo de viabilidade financeira antes de iniciar atividades nas mídias digitais, de acordo com a informação obtida no blog Jornalismo nas Américas.

Uma hipótese sobre os problemas que podem contribuir  para o baixo rendimento destes modelos de negócios é o não uso das plataformas móveis e das redes sociais para atrair visitantes e difículdades para vender publicidade.

É óbvio que não existe um fator único a produzir resultados positivos para os meios jornalísticos digitais, mas sim, um conjunto de ações que não estão sendo vistas” e praticadas pelos especialistas na área. Mas acredito que esta fase faz parte do desenvolvimento do jornalismo digital que vêm paulatinamente ganhando espaço e força enquanto veículo de comunicação. Um dos exemplos de tentar fugir desta “crise” é o Dallas Morning News que tem sua estratégia explicada pelo editorsweblog.org. Confira!

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: