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Fechamento do site de notícias TBD.com levanta questões sobre o fracasso e o sucesso no caminho para o futuro do jornalismo digital

25/03/2011

O site de notícias americano TDB.com fechou após seis meses de funcionamento. Este fato poderia ter passado em branco se não fosse o TDB um site considerado um experimento de sucesso na área de jornalismo online e hiperlocal. O site era especializado em política de Washington (DC). Segundo o blog Jornalismo nas Américas sua marca foi transferida para um canal de tv e sua  linha editorial mudou de política para entretenimento.

Muitas discussões surgiram a partir daí, e uma delas é que jornalistas de redações tradicionais deixaram suas funções para trabalhar no TDB.  A questão que se colocou foi: será que vale a pena deixar o emprego em meios de comunicação  tradicionais para trabalhar em jornalismo online em mídias ainda em experiencia?

Para os entrevistados pelo Poynter.org, jornalistas que trabalharam no TDB, afirmaram que sim pois foi uma experiência única de jornalismo ‘puro’, onde o interesse em informar a comunidade local, que era seu público alvo, e atraí-los para o site demonstrando credibilidade em notícias políticas independentes foi muito importante.

Ao se dar um giro pelos hiperlinks das matérias que comentam o fechamento do  TBD , muitos defendem que o site poderia fornecer respostas a perguntas sobre o futuro do jornalismo online. Sua liderança enfatizou a experimentação,  as falhas e os possíveis caminhos para o sucesso. Mas tais expectativas não se confirmaram.

Um dos motivos identificados, segundo o Poynter.org foram falhas de dimensionamento de arrecadação por publicidade, que não estavam cobrindo os custos de manutenção do site. Obviamente que este fato não é nenhuma novidade no meio jornalístico online, que tem na sua manutenção financeira um grande desafio. Particularmente, lendo a matéria sobre os diversos motivos do  fechamento do TDB, não acredito que tenha sido apenas por problemas financeiros.

Acho que pode ter havido uma falha de gestão e talvez, até por trás de tudo isso, posicionamentos políticos. Afinal um site jornalístico que chega a ter mais de um milhão de acessos não pode ser considerado uma mídia jornalística de fracasso de público. Além disso, quem tem um conhecimento mínimo de empreendedorismo sabe que seis meses é um tempo muito curto para se ter a certeza de que um negócio não é viável, e me parece que não era o caso do TDB.com.

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