Skip to content

Técnicas de escrita para web. Como pensar o texto para a mídia digital?

23/03/2012

Na internet o conteúdo informativo deve considerar algumas técnicas identificadas sob o conceito de Webwriting. O consultor de Informação e Comunicação Digital, Bruno Rodrigues, diz em seus  livros “Webwriting” e “Padrões Brasil e-Gov: Cartilha de Redação Web”, que  na internet o objetivo é dizer mais com menos.

Aqui, transcrevo quatro princípios básicos na escrita para web, proposta por Rodrigues:

– Persuasão: criar mecanismos de interesse pela informação produzida, e muito além de pensar em um texto ‘bem escrito’, que é condição sine qua non;

– Objetividade: dar aos usuários os aspectos da informação que o leitor deseja, sem ‘despejar’ detalhes desnecessários;

– Visibilidade: tentar trabalhar com ‘camadas’ em um site, oferecendo informações aos poucos, porém sem criar uma estrutura muito profunda;

– Navegabilidade: usar a informação como recurso de orientação em um site, ajudando o usuário a cruzar informações e produzir conhecimento.

Se pesquisarmos o site Jornalismo nas Américas é possível encontrar dicas de vários artigos que dão noções básicas de como aplicar as técnicas de webwriting. Alguns sites e organizações americanas também oferecem treinamentos voltados a melhorar a qualidade do texto online, como o Poynter Institute, o britânico Writingfortheweb e a HTML Writers Guild. Para quem está começando, a Radio Television Digital News Association (RTDNA) apresenta dicas em slides para “Melhorar a escrita para web em 30 minutos”. Os textos estão em  inglês.

Além disso, a Biblioteca Virtual do Centro Knight guarda vários títulos sobre webjornalismo e webwriting, todos disponíveis gratuitamente para download.

Ao escrever para a web, também é preciso estar atento às Técnicas de SEO (do inglês, Search Engine Optimization) para que seu texto seja encontrado com mais facilidade. Para isso, existem algumas dicas simples, como repetir palavras-chave, criar hiperlinks com palavras relevantes e construir títulos precisos.

Além disso o Google disponibiliza online um manual básico de SEO, com dicas que vão desde medidas básicas na estrutura do texto até a forma certa de promoção de sites.

Rodrigues explica também que a forma como os algoritmos de busca influenciam o conteúdo digital dita 100% a produção de conteúdo e este é um caminho sem volta. Achar o conteúdo é tudo o que o usuário da web deseja – e exige.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: