Skip to content

Empreendedorismo para jornalistas

27/07/2012

A profissão de jornalista está em transformação, e isso todos já sabem. Muitas opções estão surgindo e outras desaparecendo, mas um ponto considero central nesta mudança: é a questão do empreendedorismo no jornalismo. Os empregos formais na industria de comunicação  têm se tornado uma conquista difícil para a maioria dos profissionais de jornalismo, consequentemente conduzindo essa demanda de trabalhadores para outras atividades.

Mantenho minha simpatia pelos cursos de jornalismo, momento de aprendizado muito dinâmico e rico em possibilidades. O que defendo, porém,  é a possibilidade de tornar os jornalistas mais empreendedores, aptos a absorver as novas possibilidades de negócios da informação disponíveis com as tecnologias digitais e internet.

O jornalista e empresário americano de mídia digital  Sean Blanda deixou alguns comentários sobre esse assunto em seu blog que acho bastante pertinentes as minhas idéias e compartilho aqui, com a devida interpretação.

Remuneração própria. Trata-se da transição de ser apenas empregado para ser empregado e empregador ao mesmo tempo. Segundo Blanda, todo freelancer passa por isso quando estabelece o valor de seu trabalho. Vencendo este obstáculo, afirma, já foi dado o primeiro passo para ser um empreendedor.

Saber escolher o público alvo . Definir o(s) público(s) para quem vai se reportar é muito importante. É a partir dessa escolha que se estabelecerá as opções de venda de seus “produtos”.

Integração com outros mercados produtivos. Segundo Blanda, nas escolas de jornalismo se determina que e a publicidade e as doações são as únicas maneiras de ganhar dinheiro com informação online. Ele acredita que essa limitação acontece porque os jornalistas se fixam em informações sobre  jornalismo.

Técnicas administrativas. Aprender sobre como administrar um negócio é muito importante. Neste quadro pode-se incluir estatística, plano de negócios, vendas, mercado.

Bem, se os cursos de jornalismo não ofertam tais possibilidades cabe ao profissional ir em busca de seu aprimoramento, sempre focado em metas e objetivos, enquanto se aguarda definições e mudanças para o ensino do jornalismo…. quem sabe como será?

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: