Compartilho aqui um texto(relatório) que examina a performance online em três países da Europa (Alemanha, França e Itália) no que diz respeito a economia da notícia online como desafio não só para quem “opera” a informação, como para quem cria as tecnologias de mídias.

Enquanto as empresas pioneiras em comunicação digital se beneficiam das reduzidas barreiras  para a entrada no setor de notícias online, e toda uma gama de tecnologias digitais para edição, produção e distribuição, também  enfrentam dois desafios particularmente importantes: o mercado de notícias online continua a ser dominado por organizações de comunicação que são alavancadas por suas marcas, a publicidade online e o mercado de publicidade em geral.

Este relatório descobriu que a maioria dos meios digitais “independentes” são incapazes de cobrir os seus custos operacionais, o que significa sobreviver em média por apenas três anos. O estudo, “A sobrevivência é o Sucesso” , é uma publicação do  Reuters Instituto para o Estudo do Jornalismo (RISJ), sugere que “sobreviver por mais de alguns anos é uma forma de sucesso em si mesmo”. Para saber mais acesse aqui.

Anúncios