Etnografia x Etnografia Digital

Boas dicas de pesquisa. Usei o método para pesquisa do doutorado. Especificamente do facebook. A coleta de dados é mais difícil do que a teoria se apresenta, devido as características múltiplas desta rede. Acredito que a construção do conhecimento de algo novo seja assim mesmo. Primeiro a teoria (1), depois a prática (2) e volta a teoria com os devidos ajustes (3). Ainda estou na fase dois, pois precisei de técnicas tradicionais para concluir a coleta de dados. Ou seja, de volta a teoria.

deborazanini

Netnografia / Etnografia Digital / Etnografia Virtual são nomes dados[1] a um conjunto de técnicas que adapta uma das principais metodologias da pesquisa antropológica ao mundo da internet. Ela usa (ou deveria usar) a técnica consagrada das ciências sociais de mais de um século de idade, a etnografia, e a aplicá-la ao universo das mídias sociais.

O nome, por mais que seja importante debater, não será o foco deste texto. Sendo assim, utilizarei o nome Etnografia Digital e o debate do nome ficará para uma futura oportunidade. Assim, neste documento, a prioridade será: explicar como é feito uma pesquisa etnográfica clássica (aquela da antropologia), com todas as suas etapas e ajudar o pesquisador / analista de mídias sociais a realizar pesquisas etnográficas em ambientes digitais, seguindo os padrões clássicos. Ao entender o modelo de pesquisa etnográfica padrão, será mais fácil e mais seguro o pesquisador digital…

Ver o post original 2.273 mais palavras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s