Skip to content

Ferramenta jornalística mede impacto político e social das notícias

10/07/2017

download (1)Impacto.jor é a ferramenta desenvolvida pelo jornalista e pesquisador Pedro Burgo em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) e o Google News Lab Brasil para medir diferentes efeitos de reportagens sobre a sociedade e seus impactos sociais. O objetivo da ferramenta  é coletar números que ajudem a dar noção qualitativa da influência do jornalismo produzido por um veículo e também gerar dados quantificáveis para as mídias, que podem produzir relatórios e disponibilizá-lo para seus públicos, apoiadores e anunciantes; enfim, prestar contas a sociedade.

Essa ferramenta chega em boa hora, e surge em um momento delicado de questionamento da credibilidade do Jornalismo. De acordo com os fundamentos do Campo, sua existência sempre se justificou por ser um instrumento de manutenção das democracias e por ter um impacto social relevante. Infelizmente essa não é a realidade, pois o jornalismo prosperou com o capitalismo, e por isso, sempre esteve atrelado aos segmentos de poder e na maioria das vezes defendendo seus interesses, em detrimento dos interesses de domínio público.

Com as tecnologias digitais que permitem comunicação em rede  e de forma global, os tradicionais modelos de gestão da comunicação de massa focados em garantir as estruturas de poder tradicionais são abalados e novos modelos de existir passam a ser objeto de pesquisas e práticas por todo o mundo. O Jornalismo, que há décadas vêm se reinventando por ter sido um dos campos da comunicação mais afetados com as tecnologias digitais, busca resgatar seu valor perdido para o endurecimento do que há de mais predador do capitalismo levado a extremo, e que vem consumindo recursos humanos e ambientais sem se preocupar com a sua própria existência.

Esta ferramenta permitirá que os veículos, se assim desejarem, possam medir o desempenho de seus profissionais e o alcance que seus conteúdos causam na sociedade. De acordo com a matéria da Gazeta do Povo, jornal que já vêm experimentando a ferramenta, ela será disponibilizada, assim como a metodologia aplicada, para que possa ser usada gratuitamente por outros veículos de comunicação. Em tempos de busca por credibilidade da informação, todas as ferramentas para melhorar o trabalho jornalístico são bem vindas!

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: