O Observatório da Imprensa e o curso de jornalismo da ESPM lançam a websérie “Cartas na Mesa”. A proposta é debater temas do jornalismo, política e ética. A cada programa, transmitido pelo portal do Observatório,  em edições semanais a partir do próximo dia 09.05, terá dois jornalistas falando sobre a atualidade.

O Brasil tem vivido uma crise ética aguda e, a despeito das previsões político/econômicas, ninguém sabe ao certo o rumo que as políticas governamentais vão seguir a partir de 2019. No topo da crise, e sustentado-a, está o jornalismo das mídias tradicionais brasileiras, as redes sociais com suas bem convincentes fake news, que além de causar uma bagunça informativa, apoia a implantação do capitalismo com a face mais cruel, ou seja, aquele voltado unicamente para mercados de capitais e interesses das grandes corporações. E obviamente, a atuação nefasta de alguns setores do campo político e judicial para reestruturá-lo.

O primeiro debate já está disponível online e trata da Imprensa e Campanhas Políticas com os jornalistas Ricardo Kotcho e Clóvis Rossi. A seguir o calendário de postagens para acompanharmos. Vale a pena conferir.

Clique aqui e veja a reportagem completa.

Dia 16.05 – Episódio 2
Jornalismo Digital, com Natália Mazotte e Adriana Garcia.

Dia 23.05 – Episódio 3
Desinformação, com Caio Túlio Costa e Ricardo Gandour.

Dia 30.05 – Episódio 4
Jornalismo e Democracia, com José Hamilton Ribeiro e Humberto Pereira

Dia 06.06 – Episódio 5
Jornalismo ativista e investigativo, com Cíntia Gomes e José Cícero da Silva

Dia 13.06 – Episódio 6
Ética com Eugênio Bucci e Carlos Eduardo Lins da Silva.

 

 

Anúncios