O Acelerador ou Accelerator é um programa promovido pelo Facebook para abordar desafios de negócios enfrentados pelo setor de notícias. O objetivo do projeto é unir organizações de notícias para inovação, aprender uns com os outros; e em colaboração, desenvolver estratégias para melhorar seus negócios dentro e fora da rede social. O programa Accelerator tem três objetivos principais:

Facilitar a colaboração entre editores; compartilhar lições e aprendizados; e criar sustentabilidade nos recursos de negócios.

Deserto de Notícias

Um dos objetivos do Acelerador de Notícias Locais é chegar nos chamados desertos de notícias e regiões onde existe escassez de imprensa local. Em 2018, o Projor – Instituto para desenvolvimento do Jornalismo – com apoio do Facebook criou o Atlas da Notícia. Foi feito um mapeamento de locais no Brasil sem cobertura significativa de imprensa.

Mapa de cobertura de imprensa no Brasil

O estudo identificou que 51% dos municípios brasileiros não possuem cobertura de imprensa, com um total de 30 milhões de pessoas. Além disso, 30% dos municípios brasileiros foram classificados como quase deserto, onde há apenas 1 ou 2 veículos jornalísticos, impactando 34 milhões de pessoas, informa a pesquisa.