“Educação para as mídias” foi o tema trabalhado no curso de Extensão Acadêmica online realizado por equipe multidiciplinar oferecido pelo departamento de Educação do Campus X da Uneb. As aulas aconteceram no mês de outubro de 2020. Os encontros foram totalmente online usando as plataformas Jitsi Meeting e Google Classroom.

Proposta

Este curso teve como objetivo geral a alfabetização para as mídias e promoção do conhecimento sobre fluxos de informação, e incentivar os participantes na cidadania ativa. Como objetivos outros, "foi organizado para instrumentar os cursistas para lidar com os ecosistemas de mídias e desinformação de maneira crítica"- informa uma das Coordenadoras, professora da Uneb do Campus de Texeira de Freitas, Cristiane Ferreira.
Em relação ao método, "trabalhamos com a práxis pedagógica de Paulo Freire, suas ideias e contribuição em atuar com alfabetização de adultos" – complementa. Participaram como mediadores de conteúdos professoras das áreas de psicologia, educação e comunicação das Instituições Uneb/Bahia, Universidade da Beira Interior/Portugal e Núcleo de Teleducação do IMIP/Pernambuco.