“Comunicação e práticas – construindo a mensagem nas redes” foi um dos minicursos do I Congresso Virtual de Extensão Universitária da Uneb que aconteceu entre os dias 22 e 24 de fevereiro. O projeto mídia-educação foi um entre as várias atividades do evento que se destinou à articulação e divulgação de trabalhos científicos provenientes das práticas extensionistas promovidas por docentes, técnicos e discentes vinculados à UNEB e de outras instituições de educação superior.

O evento se mostrou um espaço múltiplo e plural para a discussão e o debate sobre o papel da extensão universitária. O minicurso “Comunicação e Práticas” foi um trabalho resultante do curso de extensão de 30 horas, realizado no ano de 2020 cujo tema foi “Educação para as mídias, por uma abordagem emancipadora“.

O minicurso teve duração de 4 horas, e como objetivo principal promover aos participantes momento de aprendizagem para o desenvolvimento de atitude reflexiva e ativa, em contato com a informação, para diferenciar os tipos de conteúdo a que são expostos. Como atividade prática, foram apresentados os métodos de produção da informação através das mídias e redes sociais, desde a ideia inicial da pauta, até a publicização da informação. Ao final, os participantes produziram suas próprias mensagens a partir de reflexões sobre como produzi-la.

O minicurso foi ministrado pelas doutoras em Comunicação Gizeli Bertollo e Luciana Ferreira, e pela mestre em Educação Cristiane Ferreira.