Skip to content

Diário de Pesquisa

Diário de pesquisa IV

07/02/2011

É, faz um tempo que não atualizo este diário, mas nunca é tarde, não é mesmo! O  que tenho a informar é que já conclui a dissertação,  foi depositada na secretaria da pós-graduação e aguardo a data da defesa. A propósito, para quem confunde, dissertação é o trabalho final produzido para quem faz mestrado, e tese é o resultado do trabalho de quem faz doutorado. A diferença é que a tese precisa ser uma idéia original, um trabalho ou pesquisa, ou parte de um acontecimento que ainda não tenha sido explorado.

Devo dizer que uma das partes mais difíceis é juntar um monte de informações que a gente vai acumulando e fazer uma síntese dessas descobertas. Se você é uma pessoa com boa capacidade de síntese, com certeza não vai ter dificuldade em escrever seu texto. Mas garanto que é uma das tarefas mais difíceis da pós-graduação. É um oceano de informações e possibilidades, e a gente tem que escolher um pequeno grão de areia e falar/estudar sobre ele, deixando todo o resto que supomos importante de fora.

Bem, foram dois anos de uma ótima e gratificante experiencia que só os que passam pelo processo entendem. Com certeza não é o único caminho de se manter atualizado sobre as mudanças no mundo e para o aprimoramento pessoal. Existem várias outras formas para isso.  Cada um encontra a sua!

Diário de pesquisa III

17/09/2010

Estou chegando na reta final da minha jornada do mestrado. Faltam três meses para entregar a dissertação. Estou finalizando o capítulo III para começar a escrever o IV. Pensei que fosse mais fácil, mas me enganei. È muito difícil selecionar as informações que realmente interessam, organizar o pensamento e ter disciplina para colocar a rotina de escrever em prática. É, mas também não é tão difícil quanto parece de quem vê de fora.

Fui ao Seminário Nacional de Ensino do Jornalismo na Era da Convergência, que aconteceu na Universidade Federal de Santa Catarina, em agosto, e foi muito proveitoso para meu trabalho. Os trabalhos apresentados me ajudaram muito. Além disso, foram mostrados alguns resultados do programa de cooperação acadêmica entre as universidades conveniadas  de Santa Catarina, Bahia, São Paulo e Paraná que estudam o ensino do jornalismo na era da convergência. O que vi e ouvi no seminário me ajudou a reformular meu projeto e dar melhor sentido a ele. Pode parecer estranho, mas só agora no final consegui de fato entender o que estava fazendo.

Vou começar a analisar os dados da coleta de questionários e entrevistas que fiz para inserir na dissertação e depois poder fechar a conclusão. Posso dizer que foi uma experiência muito boa para mim. Gosto muito do que estou pesquisando.

Diário de pesquisa II

14/04/2010

Bem, estou no segundo ano do mestrado e no mês de abril. Como sou muito ansiosa para ver resultados acho que meu trabalho está caminhando de forma lenta. Já comecei a escrever a dissertação, porém ainda estou um pouco confusa como devo organizar as informações e o que priorizar. Mas acho que isso posso tirar de letra, pois acredito ter uma boa capacidade de síntese e até que produzo texto com rapidez.

O que tem de fato me preocupado é a parte prática, ou seja, da pesquisa de campo. Estou com um instrumento de pesquisa a ser aplicado e sinto  resistência no meu público alvo (professores dos cursos de jornalismo). Nem todos evidente, mas alguns, e perceba que são pessoas que trabalham na área de  jornalismo, colegas, enfim. E o mais interessante é que envio email, mas algumas pessoas parecem ignorar este meio de comunicação. De algumas pessoas, nem uma notinha insignificante recebi. Vou apelar para o bom e “velho” contato telefônico e corpo a corpo. Dessa forma as pessoas não tem como se esquivar de um pesquisador…rsss, mesmo que a pesquisa seja sobre jornalismo online!!!

Diário de pesquisa I

28/01/2010

Oi. Hoje começo meu diário ativando este blog que a muito tempo está parado. Me consome um certo tempo, pois estou pouco acostumada a usar o WordPress, mas acho que com o tempo dominarei seus recursos. Estou um pouco preocupada, pois a meus ver minhas atividades estão um pouco atrasadas. Muito pela época do ano, em que todos estão de férias e acham que eu tb, sempre me convidando para atividades.
algumas aceito, outras não, e isso me distrai e desconcentra. Apesar disso tenho avançado um pouco nas leituras e é claro que vai dar tudo certo no final.
Atualmente tenho lido sobre questões de produtos laboratoriais no jornalismo, para entender de fato do que se trata o meu objeto de estudo. Espero que no próximo post tenha avançado um pouco mais. Até lá!

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: